Mateus Lins
A minha primeira publicação foi uma participação em antologia, no ano de 2011. Desde então, participei de antologias literárias como autor, organizador e coordenador editorial.
Organizei as antologias Crônicas das Terras Esquecidas e Um Fragmento Chamado Vida para a Modo Editora, ocasião em que também trabalhei com a leitura crítica e preparação dos textos selecionados. Para a mesma casa editorial, coordenei a publicação da obra Espaço Restrito, antologia organizada por Tyanne Maia e Rodrigo Ortiz Vinholo.
CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES
UM FRAGMENTO CHAMADO VIDA
Modo Editora, 2018
Organização, leitura crítica e preparação de originais (Mateus Lins e Tyanne Maia)
Conto publicado: O último romântico do mundo
Sinopse: Com distintas releituras da sociedade contemporânea, a antologia Um Fragmento Chamado Vida convida o leitor para um passeio inquietante por fendas sociais cotidianamente negligenciadas, provocando questionamentos íntimos sobre as relações humanas.
A obra propõe a compreensão e a reflexão acerca das diversas formas de relacionamento em um mundo caótico, egoísta e conectado pela tecnologia, em que as pessoas parecem tão próximas e ao mesmo tempo tão distantes umas das outras.
CRÔNICAS DAS TERRAS ESQUECIDAS
Modo Editora, 2017
Organização, leitura crítica e preparação de originais
Conto publicado: Lágrimas em Sangue
Sinopse: “Os velhos sábios já diziam que, se uma terra entrasse em esquecimento, sua existência não faria mais sentido, então, para os deuses, não valeria a pena mantê-la viva.”
Na época das grandes navegações, um navio inglês liderado pelo bravo capitão Wiliam Morgan cruza os mares na missão de encontrar um dos maiores tesouros que a humanidade já ambicionou.
Em meio à jornada, a tripulação cai em uma das cachoeiras do fim do mundo e desembarca em uma terra nova, repleta de enigmas que levarão as mentes mais sóbrias à insanidade. O navio atraca nas Terras Esquecidas.
Nessa antologia, estão reunidos quinze contos de autores que se aventuraram a bordo dessa expedição que ultrapassa as fronteiras geográficas. Junte-se a eles e prepare-se para encontrar o medo, decifrar mistérios, suportar conflitos que transcendem a própria natureza humana e embarcar em uma viagem só de ida às Terras Esquecidas.
O HOSPÍCIO DE MUSKOV
Editora Wish, 2017
Conto publicado: Incógnitas de Muskov
Sinopse: Inaugurado em 1812 e destruído após a guerra, em 1945, o Hospício de Muskov foi palco de atrocidades, assassinatos, muito medo e sofrimento. Fundado por um psicólogo húngaro, o lugar era conhecido como centro de referência para tratamentos psiquiátricos. Em uma época de pouca tecnologia, buscava-se a cura através de métodos cruéis, utilizados sem restrição. Um diagnóstico precipitado era suficiente para levar uma pessoa saudável às portas da insanidade.
Livre-se dos preconceitos e mergulhe nas profundezas da mente humana — um lugar onde muitas vozes se misturam, quebrando o tecido da realidade e tornando a verdade indistinguível. Psiquiatras, enfermeiros, enfermos - todos eles têm uma história sobre este lugar. Uma história que nos leva à decadência do Hospício de Muskov.
SENTIMENTOS À
FLOR DA PELE
Financiamento Coletivo, 2016
Conto publicado: Ratos em Sangue
Sinopse: Acostumados a discutir literatura, 10 podcasters literários – dos programas 30:MIN, CabulosoCast, LivroCast, LiterárioCast e Drone Saltitante – tiveram de escolher sentimentos e transformá-los em personagens dominantes de seus contos. O resultado é um livro pequeno, mas como dito em uma frase de Sandman: “Algumas coisas são grandes demais para serem vistas. Algumas emoções enormes demais para serem sentidas.”
EQUINÓCIOS DE AMOR
Editora Alcantis, 2012
Conto publicado sob pseudônimo de Augustos Reis: Entardecer
Sinopse: Antologia que traz para o universo literário uma série de contos românticos inspirados no relacionamento humano romântico e apaixonado, produzidos por novos talentos da literatura nacional que demonstram, nesta linda obra, bastante personalidade com narrativas que encantam e emocionam o leitor.
O livro reúne contos que abordam questões como relacionamentos proibidos, paixão arrebatadora, destinos cruzados, entrega incondicional, mas também traz contos que discorrem sobre as oportunidades perdidas e os desdobramentos de um amor que não foi correspondido.
* A antologia foi resultado do Concurso Literário Escritor Contemporâneo (CLEC), promovido pela Editora Alcantis em 2011.
“
Ambientação, personagens e acontecimentos bem desenvolvidos e explorados. O autor consegue ser fino e hábil. Ao mesmo tempo em que é simples, sua narrativa consegue ser também arrebatadora.
LEITORA VICIADA,
CRÍTICA AO CONTO ENTARDECER
ANNO DOMINI - VOLUME II - MANUSCRITOS MEDIEVAIS
Editora Andross, 2011
Conto publicado: Cinco Minutos
Sinopse: Houve uma época em que cavaleiros empunhavam suas espadas em lealdade ao Senhor, enquanto, em meio à bruma mais densa, a fome e a peste castigavam os mais humildes. Essa era a Idade Média, também conhecida como A Idade das Trevas. Nesse mundo, escritores e artistas deram vida a seres imaginários, como bruxas, magos e dragões. Em Anno Domini - Volume II - Manuscritos Medievais, a Idade Média real se mescla com a imaginária, originando tramas mágicas em uma atmosfera sombria.